
-
Arquitetos: Studio Gang
- Área: 12541 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Jason O'Rear, Steve Hall, Peng Chen / Unsplash
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, &Tradition, 3A Composites, 8G Solutions, Allied Maker, American Universal Corporation, Andreu World, Ann Sacks, Arjé, Assa Abloy, Banana Republic Home, Beck and Cap, Bedrosians Tile and Stone, Bentley Mills, Bespoke Studio, Blu Dot, Bocci, Bolon, CB2, CSL Lighting, +129

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Studio Gang, escritório internacional de arquitetura e urbanismo liderado por Jeanne Gang, concluiu o Populus, um hotel com 265 quartos que promete se tornar um novo centro social no centro de Denver. Marcando o primeiro projeto do Studio Gang concluído no Colorado e na região do Sudoeste americano, o design do Populus se inspira nos processos de crescimento das árvores nativas do estado, os áspens (Populus tremuloides), para criar um novo ícone arquitetônico para Denver. “Denver equilibra de forma única sua vibrante vida urbana com o papel de porta de entrada para algumas das paisagens naturais mais impressionantes do país. Nosso objetivo foi captar esse caráter urbano distinto e a rica ecologia local para criar um edifício que ajudasse a definir o horizonte dessa cidade em crescimento”, diz Jeanne Gang, sócia-fundadora do Studio Gang.



Localizado em um terreno de esquina de destaque que conecta os distritos cívico, artístico e comercial de Denver, o Populus se abre para o bairro em seus três lados, recebendo visitantes e moradores. A fachada escultórica tem textura em ondulações verticais que correspondem à largura dos quartos, criando uma conexão entre a expressão externa do prédio e sua organização interna. O revestimento em painéis de concreto reforçado com fibra de vidro (GFRC) passa por lavagem ácida para realçar os grãos do material, dando ao edifício uma tonalidade clara e natural. O elemento marcante do prédio são as janelas com geometria inspirada nos padrões característicos encontrados nas árvores áspen. Cada janela evoca as marcas escuras em formato de olho que ficam na casca dessas árvores, que perdem os galhos inferiores conforme crescem. O tamanho e formato das janelas variam conforme os espaços públicos e privados do edifício.



Na base, as janelas chegam a 9 metros de altura para emoldurar as entradas e as vistas para o interior do hotel, contribuindo para a atmosfera vibrante e amigável para pedestres no bairro. Nos quartos acima, os hóspedes têm vistas imersivas do Capitólio Estadual, do Civic Center Park e das Montanhas Rochosas. Alguns quartos contam com janelas que incluem bancos embutidos, criando espaços onde os hóspedes podem sentir-se mais próximos da natureza. O prédio de 12.500 metros quadrados oferece 265 quartos de tamanhos variados. O lobby de pé-direito duplo conecta-se ao Pasque, restaurante aberto o dia todo, e a um café no térreo, enquanto no andar superior ficam a academia, um lounge flexível e espaço para eventos. No último andar, hóspedes e público podem desfrutar do Stellar Jay, restaurante rooftop com bar ao ar livre e terraço com vista para o skyline de Denver e as montanhas ao fundo. O Populus pertence à Urban Villages e é operado pelo Aparium Hotel Group.

O projeto apoia as metas de sustentabilidade do Populus por meio de diversas características. O edifício aproveita ao máximo seu terreno compacto e triangular e não dedica nenhuma área para estacionamento — uma inovação para hotéis recém-construídos em Denver — incentivando modos de transporte mais sustentáveis. Sua estrutura de concreto incorpora cinzas volantes para reduzir o uso de cimento, diminuindo a emissão de carbono na construção. Projetadas para o clima de Denver, as “abas” externas de cada janela se estendem para sombrear os ambientes internos e também direcionar a água da chuva. No interior, boa parte da estrutura fica aparente para reduzir o uso de acabamentos. Onde são usados, os acabamentos têm alto conteúdo reciclado, como cercas de neve reaproveitadas de Wyoming no teto do lobby e áreas comuns, e revestimento de couro reciclado nos elevadores e nas mesas dos quartos. O telhado verde no topo oferece um habitat atraente para a fauna e insetos locais, aumentando a biodiversidade urbana. O edifício busca a certificação LEED Gold.




























